sábado, 22 de outubro de 2016

ONG Habitat Brasil revitaliza viela em Heliópolis


Parceria entre Habitat para a Humanidade Brasil, Coral e Instituto GM beneficia 30 famílias na comunidade

SÃO PAULO, Brasil (19/10/16)  A ONG Habitat para a Humanidade Brasil promove neste sábado, 22 de outubro, mutirão de pintura para a revitalização da fachada de casas na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Em parceria com o projeto “Tudo de Cor”, da Coral, marca de tintas decorativas do grupo holandês AkzoNobel, e com o Instituto General Motors, a atividade beneficia diretamente 30 famílias inscritas no projeto da Habitat Brasil – que, desde 2013, reforma e implementa melhorias habitacionais para população de baixa renda em Heliópolis.

Para o mutirão, a organização recebeu doações de kits de EPIs (50 luvas e 50 óculos) e 45 latas de tintas da Coral (810 litros no total). “É sempre uma alegria receber doações de materiais e ter a participação de voluntários para reformar casas em Heliópolis com a Habitat Brasil. Estamos muito honrados com a oportunidade de realizar um evento que mobiliza a comunidade e emana solidariedade ao proporcionar força e estabilidade para tantas famílias. O trabalho que a Habitat Brasil vem realizando no país há quase 25 anos só é possível através do apoio de pessoas e empresas engajadas e sensibilizadas com a causa da moradia adequada como um direito para todos”, declarou Mário Vieira, diretor executivo do Escritório de Inovações Urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil em São Paulo.


A ação deste sábado contará com o apoio de 25 voluntários da General Motors Brasil, que trabalharão na pintura da fachada das casas. No dia 15 de outubro, outros 25 voluntários da GM prepararam as paredes para receber a pintura: rebocaram todas as áreas externas das casas da Viela da Mina, importante travessa dentro da comunidade, utilizada como passagem por muitos moradores e endereço de mais de 30 famílias.

Com cerca de 200 mil habitantes, Heliópolis é uma das maiores favelas da capital paulista e da América Latina. A comunidade, que foi originada no início dos anos 1970, é considerada um exemplo de mobilização social, sendo uma das mais organizadas de São Paulo, no que diz respeito à defesa e luta por direitos.

“O projeto ‘Tudo de Cor’ é a missão da Coral posta em prática: levar cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades”, comenta Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do “Tudo de Cor”. “Nós nos sentimos privilegiados por ajudar a oferecer melhores condições de moradia para essas famílias do Heliópolis”, completa. A Coral traz na bagagem sua experiência com a comunidade Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Por lá, a marca vem, desde 2010, mobilizando moradores para renovar a pintura da fachada de suas casas e ainda promovendo ações ligadas à arte de rua.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Lugar de entulho é no Ecoponto!


Capela da subprefeitura aberta para visitação


A capela existente no prédio da Subprefeitura Ipiranga está aberta para visitação pública
das 08h00 às 18h00.

O prédio, onde hoje funciona a sede da Subprefeitura, na rua Lino Coutinho, 444,
abrigou de 1945 até meados dos anos de 1970, o Seminário da Ordem Nossa Senhora
de Sion.

O espaço faz parte da beleza arquitetônica e histórica do bairro que é conhecido pela
grande quantidade de igrejas e suas riquezas artísticas.

Fonte:Subprefeitura Ipiranga

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes



Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes
Autor: João Aparecido da Luz

Este livro é um relato de experiências realizadas, sentidas e vividas pelo autor em países e cidades nos quatro continentes, objetivando passar um breve relato do cotidiano dos habitantes dos lugares.
JAL Monumento do Ipiranga meio corpo
A sintaxe simples e descomplicada utilizada nos textos permite que leitores, de qualquer idade, incluindo estudantes de nona série e Ensino Médio, possam ter a informação fiel das descobertas do cotidiano de pessoas, cidades e países, seus costumes e tradições, um pouco da história, geografia e divisão administrativa de cada região. Com textos claros, concisos e atraentes, as crônicas têm um desenvolvimento literário que satisfaz de forma prazerosa o mais exigente leitor. São pormenores que devem nortear não somente as aspirações de viajantes experimentados, mas também aquelas pessoas que planejam, muitas vezes há anos, um experimento extraterritorial junto a povos de diferentes etnias.
Além da leitura sadia, o leitor, sem que se dê conta, participa dos fatos descritos tendo a sensação de vivenciar os locais inteirando-se dos acontecimentos, como se lá estivesse. Isto aguça o interesse em levar a efeito uma viagem por esses lugares, e pode contribuir para construção de um projeto para realização de seus sonhos culturais, muitas vezes relegados a um segundo plano pela opção de ter um carro, barco, reserva de dinheiro investido, com muito apego aos bens materiais.
Tendo estado em quarenta países nos quatro continentes, e viajando sempre às suas expensas, o autor transfere para o papel, de maneira prática, objetiva, real e fiel, tudo o que suas lentes fotografaram e ficou gravado em sua memória. Por não estar sujeito a compromissos assumidos com patrocinadores, é livre para descrever o que vê e sente. Através de sua observação crítica descobre em Nova Iorque, por exemplo, a escultura de um leão talhado no Brasil em uma só peça de madeira pesando 8000 libras.
Viagem é um investimento que nós teremos sempre conosco. Nada poderá nos tirar aquilo que vivemos e sentimos através dela. As recordações nos acompanharão para sempre.
IMG_0834Quem é o autor João Aparecido da Luz é natural de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo. Estudou Ciências Jurídicas e Sociais e formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos, tendo atuado como advogado em São Paulo, capital, ocasião em que fez também diversos cursos extracurriculares e de pós-graduação em Direito Civil, Penal e Trabalhista.
Após este período, migrou para o segmento de Equipamentos de Segurança, atuando principalmente na área comercial de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Graduou-se em Técnico de Segurança ministrado sob a orientação técnica do CBAI (Comitê Brasileiro-Americano para Indústria), curso baseado no modelo aplicado aos especialistas de segurança dos Estados Unidos. Ministrou cursos de EPI no IBS e em diferentes empresas que atuam no Brasil nos mais diversos segmentos de mercado. Trabalhou nas empresas James North, MSA do Brasil, Equipamentos Balaska e Marluvas, entre outras. Fez cursos de extensão universitária em Vendas, Marketing, Estratégia de Negócios e outros na área Comercial.
Por força desta nova atividade, viajando por todos os estados brasileiros, o autor redescobre a vocação de conhecer as pessoas, a história, a geografia e a cultura de cada região, trazida da adolescência. Neste momento, inicia a trajetória de visitas ao exterior, sempre acompanhado de sua esposa, incansável incentivadora desse seu talento. A determinação de alçar voo por quatro continentes, rendeu-lhe, até o momento, viagens a quarenta nações como Egito, Israel, Turquia, Rússia, Estados Unidos, Itália, França, Canadá, Portugal entre outras, muitas delas revisitadas várias vezes.
Tem participado, além da Bienal do Livro de São Paulo, onde lançou seu último livro, da Feira do Livro de Lisboa e outras menores pelo interior de Portugal. Realizou seis edições da Feira do Livro do Ipiranga na cidade de São Paulo, evento que, pelo escopo cultural, foi oficializado e consta no calendário de eventos da Prefeitura Municipal de São Paulo, lei 14485 de 2012. É detentor do prêmio “Morador mais viajado do Ipiranga”, São Paulo, concurso ÍCONES DO IPIRANGA, promovido pela Gafisa S/A e jornal Diário de São Paulo. É Membro da UBE – União Brasileira de Escritores.
Escreve crônicas sobre os locais onde esteve que são publicadas em sites e jornais semanais de São Paulo e Montreal, Canadá. Algumas delas e outras, originais, estão no livro “Dicas de Viagem”. São relatos breves de experiências de vida de um cidadão dedicado ao trabalho, à família e ao aperfeiçoamento espiritual. Por devoção, canta e toca salmos em diversas igrejas.
É autor do livro “Diário de Viagem – Uma visão sobre o dia-a-dia das pessoas e dos lugares” Editora Scortecci.
“Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes” JAL Edições.
Contato com o autor: E-mail: joao.daluz@terra.com.br