quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carnaval de rua do Ipiranga em 2016



Agremiações desfilarão pelas ruas do Ipiranga
Imagem do post
Desfile dos Blocos no Ipiranga
A Subprefeitura Ipiranga, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e membros da comunidade realizarão o desfile de blocos pelas ruas do Ipiranga. No dia 30 de janeiro três blocos vão animar os foliões ipiranguistas. O Bloco do Onze que no ano passado arrastou cerca de mil foliões pelas ruas da Vila Carioca, vai sair ás 13h da sede do Clube XI Primos na Rua Amadis com muita animação. A história do bloco começou no ano de 2007, com Jair, Devanir, Tute e Minhoca, mas só foi fundando em 19 de janeiro de 2008, por Beto Lessa e Rogerio.
No mesmo dia 30 de janeiro, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Manga Rosa também desfilará pelas ruas do Cursino arrastando um cordão de foliões animados. O Manga Rosa foi criado para resgatar os carnavais de rua e como forma de integração e diversão entre as famílias. Foi fundado em 26 de janeiro de 2008 por Paulo Cesar Duarte. O nome Manga Rosa é uma homenagem a duas escolas de samba: a Mangueira (RJ) e a Rosas de Ouro (SP).
Ainda no sábado (30/01), a partir das 14 horas, o Bloco do Fico irá desfilar pelas ruas do bairro do Ipiranga, com o objetivo de valorizar a história, a integração dos imigrantes e força da comunidade. O bloco recebeu este nome em analogia ao "Dia do Fico". No ano passado foi o desfile da fundação do Bloco que demonstra que veio para ficar e cerca de 500 foliões dançaram e pularam na maior animação. O desfile contou com a presença da bateria, da Velha Guarda, dos passistas e dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da S.E.S Imperador do Ipiranga. A concentração será na Rua dos Sorocabanos, entre a Rua Agostinho Gomes e Bento Vieira.
No domingo (31/01) será a vez do Bloco Folia Sem Fim do bairro São João Clímaco. O bloco surgiu em 2004 despretensiosamente e aos poucos a ideia do bloco foi ganhando força. A concentração será às 13 horas na Rua Pacui e a folia vai até as 20h30.
A Folia em Heliópolis será no dia 12/02, das 13h30 às 16h, pelas ruas do bairro. Fundado há cinco anos a partir dos esforços da comunidade local e da Associação UNAS, o bloco objetiva levar a brincadeira de Carnaval descompromissada ao bairro. O desfile ocupou os espaços públicos com crianças, adolescentes e adultos, todos moradores de Heliópolis. O Foliópolis é uma festa de Carnaval promovida no Heliópolis com o objetivo de ser um bloco de rua sem álcool. Através de panfletos e conversas, os idealizadores incentivam os foliões a não consumirem bebidas alcoólicas. Com a mesma sistemática, a UNAS também realiza os desfiles do Quarteirão da Folia (região do Jd São Savério), das 13h30 às 16h; do Folistela (no Jardim Maria Estela), das 14h00 às 16h00 e o Boqueirão da Folia (na região do Boqueirão), das 13h30 às 15h.
Encerrando o ciclo de carnaval de rua da região, no domingo (14/02) quem sairá pelas ruas é o Bloco do Parque Bristol. O Grêmio Recreativo Bloco Acadêmicos do Parque Bristol foi criado em 1992 por um grupo de amigos que saíam em várias escolas em São Paulo. O grupo se juntou e criou um bloco só. Desde então, desfilam todo domingo pós-Carnaval nas ruas do bairro do Parque Bristol. A concentração será na Rua José Pinto Tavares, 120.
A Subprefeitura Ipiranga atuará na fiscalização do cumprimento da Lei Cidade Limpa durante o Carnaval de Rua, especialmente com relação à ativação irregular de marcas publicitárias. Já a Supervisão de Saúde disponibilizou ambulância em cada desfile para o atendimento da população durante o sábado e o domingo.
Lembrando que, a Supervisão de Limpeza colocará seus profissionais para atuarem na higienização das ruas do bairro. A Polícia Militar, a CET e a Guarda Civil Metropolitana organizará viaturas e profissionais para atuar junto aos blocos.
Veja a programação completa e mais detalhes do carnaval de rua em São Paulo:
http://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quem tem medo de Itália Fausta?”




Entre os dias 21 de janeiro e 25 de fevereiro de 2016, o Teatro Itália recebe a comédia “Quem tem medo de Itália Fausta?”, texto de Ricardo de Almeida e Miguel Magno, dirigida e protagonizada por Eduardo Martini. Compre o seu ingresso, sem pagar taxa de conveniência, pelo aplicativo Grabit, disponível em Android (https://goo.gl/IhT3r6) e iOS (https://goo.gl/iNidjz).

A comédia, fascinante pelas montagens e figurinos que vão desde os anos 80, faz uma tradução cômica e sofisticada de gêneros que fizeram parte da história do teatro como a comédia de costumes, o vaudeville, o melodrama, o teatro de revista e, também, das grandes damas que marcaram o teatro brasileiro.

Histórias divertidas com o inseparável “ponto” enfocam os bastidores. "Ponto", o bisavô do tele-prompter, era aquela pessoa que ficava em baixo do palco, com a cabeça saindo de dentro de uma concha na boca de cena, que acompanhava o texto e "soprava" ao ator quando ele esquecia alguma coisa.

Eduardo Martini leva o público aos risos quando interpreta em um conjunto de cenas intituladas, “Exercícios para atriz e ponto”, alguns quadros como: "Camila vai ao Baile", "Helena Abriu a Porta", "Aracy Caiu na Poça" e "D. Valderez, Professora de Inglês", entre outros.


Saiba mais:
Em 1979, Miguel Magno e Ricardo de Almeida apresentaram ao público o despretensioso espetáculo "Quem tem medo de Itália Fausta", que surpreendeu com um estrondoso sucesso que marcou o início do chamado "teatro besteirol". A peça se tornou um "cult" na época, por fazer uma tradução cômica e sofisticada de gêneros que fizeram parte da história do teatro como a comédia de costumes, o vaudeville, o melodrama e o teatro de revista.

A peça está em cartaz todas as quintas, às 21h, no teatro Itália (A. Ipiranga, 34

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TV Cultura exibe documentário Tomie Ohtake no aniversário de São Paulo


Longa inédito, que recentemente esteva em cartaz no cinema, conta a história da grande dama da pintura. Vai ao ar no dia 25, às 23h30.


São Paulo, 20 de janeiro de 2016 – No dia em que São Paulo comemora 462 anos, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito Tomie Ohtake, dirigido por Helio Goldsztejn, a partir das 23h30. O longa, que até o mês passado esteve em cartaz no cinema, foi produzido pela emissora com o apoio do Instituto Tomie Ohtake, e retrata a vida da grande dama da pintura que nos deixou em 2015, aos 101 anos.

Ao recontar a história da pintora por meio de uma grande saga, desde os tempos em que ela ainda vivia no Japão, passando por sua chegada ao Brasil ainda na década de 1930, a permanência no país por conta da eclosão da Guerra, o início de uma nova vida no bairro da Mooca até os tempos de reconhecimento artístico de público e crítica; o documentário propõe um olhar não só em relação à renomada pintora, escultora e gravurista, mas também em relação à mulher Tomie Ohtake; uma dona de casa que – após ter criado e educado os filhos Ruy e Ricardo – lança-se numa improvável aventura em direção à carreira de artista, fascinando o mundo das artes plásticas.

Por meio de um diálogo entre o vasto material de arquivo registrado pela emissora sobre a artista, depoimentos e reflexões de quem acompanhou Tomie ao longo da vida, o documentário traz ainda a presença de importantes figuras do pensamento e da arte contemporânea no Brasil, como o professor Miguel Chaia, o crítico Agnaldo Farias, artistas como Leda Catunda, Paulo Pasta, Jac Leirner, Carmela Gross e Regina Silveira, além de especialistas na obra de Tomie como Paulo Miyada e Olívio Tavares de Araújo, os filhos Ruy e Ricardo Ohtake, amigos e familiares.

Tal qual a travessia entre continentes realizada pela pintora, o longa faz uma grande viagem pela vida e obra de Tomie Ohtake, revelando angústias, certezas e incertezas. Sensações que fizeram de Tomie, uma artista em eterno movimento.


Ficha Técnica
Direção: HELIO GOLDSZTEJN
Roteiro: ENEAS CARLOS PEREIRA
Produção Executiva: ENEIDA BARBOSA
Edição e finalização: ALEXANDRE  SAJI
Imagens: JOSÉ ELIAS DA SILVA
Sonoplastia: JOSÉ ANTONIO LIPPO
Duração: 57 minutos

Casa Guilherme de Almeida promove visita temática em homenagem aos 462 anos de São Paulo



Que tal conhecer um novo museu e aprender mais sobre a capital paulista e seus ilustres moradores? No próximo sábado, dia 23, às 14h, a Casa Guilherme de Almeida promove uma visita temática para homenagear os 462 anos da cidade de São Paulo (que será celebrado no dia 25). O museu é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social Poiesis. A entrada é gratuita.

Apesar de ter nascido em Campinas, o poeta modernista Guilherme de Almeida (1890 – 1969) mantinha uma grande paixão por São Paulo, que é expressa em diversas manifestações artísticas suas, como o brasão da cidade (1917), criado por ele em colaboração com Wasth Rodrigues. Durante o passeio os visitantes poderão ver de perto alguns registros da criação deste famoso brasão.

O acervo da Casa preserva a memória de um período especialmente importante de São Paulo, em que se criou e desenvolveu o movimento modernista. Durante a atividade poderão ser apreciadas edições originais de obras dos principais escritores participantes da Semana de Arte Moderna de 1922, que estão expostas nas vitrines do museu.

Além disso, os visitantes poderão conferir crônicas de Guilherme de Almeida que revelam seu olhar sobre a metrópole e sua profunda ligação com ela, como pode ser observado em seus textos recolhidos nos livros Pela Cidade e Cosmópolis, todos escritos na década de 1920. Além do seu volume de poemas Rua, de 1961, em que será possível reviver a São Paulo de épocas diversas e ver o “nosso” momento urbano com um horizonte mais abrangente.
Para participar da visita temática, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário online no site da Casa Guilherme de Almeida – www.casaguilhermedealmeida.org.br

Serviço:Casa Guilherme de AlmeidaRua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

sábado, 16 de janeiro de 2016

Operação Dá Licença para o Ônibus – Rua Lino Coutinho terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 18/01



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 2 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Lino Coutinho, entre as ruas Greenfeld e dos Patriotas, no sentido Centro, a partir desta segunda-feira, 18/01.

A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 18 de janeiro, a malha de faixas exclusivas chegará aos 485 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 395 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.


População beneficiada

Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 08 linhas de ônibus, com frequência média de 46 ônibus/hora, transportando 82 mil passageiros em média por dia útil.


Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 1º/02 a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.