quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Casa Guilherme de Almeida promove visita temática em homenagem aos 462 anos de São Paulo



Que tal conhecer um novo museu e aprender mais sobre a capital paulista e seus ilustres moradores? No próximo sábado, dia 23, às 14h, a Casa Guilherme de Almeida promove uma visita temática para homenagear os 462 anos da cidade de São Paulo (que será celebrado no dia 25). O museu é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social Poiesis. A entrada é gratuita.

Apesar de ter nascido em Campinas, o poeta modernista Guilherme de Almeida (1890 – 1969) mantinha uma grande paixão por São Paulo, que é expressa em diversas manifestações artísticas suas, como o brasão da cidade (1917), criado por ele em colaboração com Wasth Rodrigues. Durante o passeio os visitantes poderão ver de perto alguns registros da criação deste famoso brasão.

O acervo da Casa preserva a memória de um período especialmente importante de São Paulo, em que se criou e desenvolveu o movimento modernista. Durante a atividade poderão ser apreciadas edições originais de obras dos principais escritores participantes da Semana de Arte Moderna de 1922, que estão expostas nas vitrines do museu.

Além disso, os visitantes poderão conferir crônicas de Guilherme de Almeida que revelam seu olhar sobre a metrópole e sua profunda ligação com ela, como pode ser observado em seus textos recolhidos nos livros Pela Cidade e Cosmópolis, todos escritos na década de 1920. Além do seu volume de poemas Rua, de 1961, em que será possível reviver a São Paulo de épocas diversas e ver o “nosso” momento urbano com um horizonte mais abrangente.
Para participar da visita temática, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário online no site da Casa Guilherme de Almeida – www.casaguilhermedealmeida.org.br

Serviço:Casa Guilherme de AlmeidaRua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário