quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carnaval de rua do Ipiranga em 2016



Agremiações desfilarão pelas ruas do Ipiranga
Imagem do post
Desfile dos Blocos no Ipiranga
A Subprefeitura Ipiranga, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e membros da comunidade realizarão o desfile de blocos pelas ruas do Ipiranga. No dia 30 de janeiro três blocos vão animar os foliões ipiranguistas. O Bloco do Onze que no ano passado arrastou cerca de mil foliões pelas ruas da Vila Carioca, vai sair ás 13h da sede do Clube XI Primos na Rua Amadis com muita animação. A história do bloco começou no ano de 2007, com Jair, Devanir, Tute e Minhoca, mas só foi fundando em 19 de janeiro de 2008, por Beto Lessa e Rogerio.
No mesmo dia 30 de janeiro, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Manga Rosa também desfilará pelas ruas do Cursino arrastando um cordão de foliões animados. O Manga Rosa foi criado para resgatar os carnavais de rua e como forma de integração e diversão entre as famílias. Foi fundado em 26 de janeiro de 2008 por Paulo Cesar Duarte. O nome Manga Rosa é uma homenagem a duas escolas de samba: a Mangueira (RJ) e a Rosas de Ouro (SP).
Ainda no sábado (30/01), a partir das 14 horas, o Bloco do Fico irá desfilar pelas ruas do bairro do Ipiranga, com o objetivo de valorizar a história, a integração dos imigrantes e força da comunidade. O bloco recebeu este nome em analogia ao "Dia do Fico". No ano passado foi o desfile da fundação do Bloco que demonstra que veio para ficar e cerca de 500 foliões dançaram e pularam na maior animação. O desfile contou com a presença da bateria, da Velha Guarda, dos passistas e dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da S.E.S Imperador do Ipiranga. A concentração será na Rua dos Sorocabanos, entre a Rua Agostinho Gomes e Bento Vieira.
No domingo (31/01) será a vez do Bloco Folia Sem Fim do bairro São João Clímaco. O bloco surgiu em 2004 despretensiosamente e aos poucos a ideia do bloco foi ganhando força. A concentração será às 13 horas na Rua Pacui e a folia vai até as 20h30.
A Folia em Heliópolis será no dia 12/02, das 13h30 às 16h, pelas ruas do bairro. Fundado há cinco anos a partir dos esforços da comunidade local e da Associação UNAS, o bloco objetiva levar a brincadeira de Carnaval descompromissada ao bairro. O desfile ocupou os espaços públicos com crianças, adolescentes e adultos, todos moradores de Heliópolis. O Foliópolis é uma festa de Carnaval promovida no Heliópolis com o objetivo de ser um bloco de rua sem álcool. Através de panfletos e conversas, os idealizadores incentivam os foliões a não consumirem bebidas alcoólicas. Com a mesma sistemática, a UNAS também realiza os desfiles do Quarteirão da Folia (região do Jd São Savério), das 13h30 às 16h; do Folistela (no Jardim Maria Estela), das 14h00 às 16h00 e o Boqueirão da Folia (na região do Boqueirão), das 13h30 às 15h.
Encerrando o ciclo de carnaval de rua da região, no domingo (14/02) quem sairá pelas ruas é o Bloco do Parque Bristol. O Grêmio Recreativo Bloco Acadêmicos do Parque Bristol foi criado em 1992 por um grupo de amigos que saíam em várias escolas em São Paulo. O grupo se juntou e criou um bloco só. Desde então, desfilam todo domingo pós-Carnaval nas ruas do bairro do Parque Bristol. A concentração será na Rua José Pinto Tavares, 120.
A Subprefeitura Ipiranga atuará na fiscalização do cumprimento da Lei Cidade Limpa durante o Carnaval de Rua, especialmente com relação à ativação irregular de marcas publicitárias. Já a Supervisão de Saúde disponibilizou ambulância em cada desfile para o atendimento da população durante o sábado e o domingo.
Lembrando que, a Supervisão de Limpeza colocará seus profissionais para atuarem na higienização das ruas do bairro. A Polícia Militar, a CET e a Guarda Civil Metropolitana organizará viaturas e profissionais para atuar junto aos blocos.
Veja a programação completa e mais detalhes do carnaval de rua em São Paulo:
http://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário