quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Heliópolis é o primeiro bairro da América Latina a receber Iluminação LED




Em visita a quadra da União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região - UNAS nesta terça-feira 29 de setembro o secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo Sr. Simão Pedro apresentou o projeto de remodelação das lâmpadas na comunidade. Os trabalhos de implementação dos novos equipamentos foram iniciados no último dia 21 de setembro e a expectativa de conclusão e até novembro desde mesmo ano.




 Apresentação do projeto de iluminação para Heliópolis
A implantação das novas lâmpadas trará uma economia de quase 50% de energia elétrica em relação ao que é gasto hoje na comunidade com as lâmpadas amarelas. Mais de 23 mil metros de ruas serão iluminadas por cerca de 1189 luminárias LED, beneficiando uma população de 200 mil pessoas em Heliópolis.
A luta por iluminação de qualidade na comunidade já vem de alguns anos, mas após o "Lanternaço" promovido pela UNAS, através de seu Movimento de Mulheres e a nossa parceira Actionaid Brasil o assunto ganhou nova força. Diversas mulheres percorreram as ruas consideradas mais escuras e inseguras da comunidade para reivindicar a melhoria na iluminação pública.
Em pesquisa recente realizada com as moradoras de Heliópolis, a ActionAid constatou que 40% das entrevistadas já desviaram o caminho porque ficaram com medo de passar por uma rua escura. 100% delas disseram que a iluminação eficiente dá mais segurança. “Melhorar a iluminação pública em Heliópolis foi uma das reivindicações das mulheres do bairro por meio das ações da campanha Cidades Seguras. Isso vai garantir mais tranquilidade e mobilidade para elas. Esperamos que outros gestores públicos estejam atentos à importância de aperfeiçoar a oferta dos serviços nas cidades brasileiras, principalmente nas áreas de periferia, que são as mais carentes de atendimento”, disse a assistente de Programas da ActionAid no Brasil, Gabriela Pinto.



Foto do Lanternaço realizado em setembro de 2014
A escolha do bairro foi feita após conversas do Prefeito Fernando Haddad com a comunidade e lideranças locais

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ecoponto Vila das Mercês inicia atividades

Unidade começou a funcionar nesta quarta-feira (23/9)

Foto: Amlurb
Localizado no distrito do Sacomã, área da Subprefeitura Ipiranga, o Ecoponto Vila das Mercês (Rua Italva nº86) foi aberto para a população nesta quarta-feira (23/9). Orçada em R$206.464,20, a unidade foi construída em área de 1.304 metros quadrados, onde o munícipe poderá descartar pequenos volumes de resíduos (até 1 m³ por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros).

Entre os tipos de materiais que podem ser descartados estão resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.
Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

A Subprefeitura Ipiranga conta com outros dois ecopontos: Tereza Cristina (Rua Tereza Cristina, nº 10 X Av. do Estado) e Santa Cruz (Rua Santa Cruz, nº 1452 – Baixos do Viaduto Santa Cruz)

Atualmente, a cidade dispõe de 87 ecopontos. A relação completa pode ser conferida em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Casa de Cultura Chico Science apresenta espetáculo teatral


Casa de Cultura Chico Science apresenta



Acontece nesse dia 03 de outubro, sábado, às 15h, na Casa de Cultura Chico Science que fica na Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho, o espetáculo ALVORADA.
O espetáculo Alvorada parte da linguagem das máscaras expressivas e tem como inspiração dramatúrgica canções da música popular brasileira que revelam histórias de amor. O centro de Pesquisa da Máscara busca neste trabalho aprofundar sua pesquisa de utilização da máscara em cena e sua intensa relação com os outros elementos: cenário, figurino e trilha sonora.
O espetáculo Alvorada parte da linguagem das máscaras expressivas e tem como inspiração dramatúrgica canções da música popular brasileira que revelam histórias de amor. O centro de Pesquisa da Máscara busca neste trabalho aprofundar sua pesquisa de utilização da máscara em cena e sua intensa relação com os outros elementos: cenário, figurino e trilha sonora.
Calcado no jogo das personagens presentes em cena, o grupo criou um enredo que aponta para diversas facetas de um relacionamento amoroso. Os quadros apresentados seguem uma estrutura não linear e fazem alusão aos momentos vividos durante toda a relação. As formas abstratas que compõem o cenário são manipuladas pelos atores a partir de uma dinâmica que as transforma em novos objetos e cria diferentes ambientes.
Equipe:
iluminação
Fernando Azevedo

coreografia
Robson Cabral

criação e confecção de máscaras
Fernando Martins e Naiara Bastos

projeto gráfico
Gabriela Mühlbach e Alex Koti

produção
Aline Grisa  
direção 
Luciana Viacava

elenco
Eddy Stefani, Fernando Martins e
Naiara Bastos 

cenário 
Fernando Martins 

figurino
Carolina Sudati 

trilha
Jeferson Lima

Serviço
Espetáculo Teatral AlvoradaDia 03 de outubro de 2015
Casa de Cultura Chico Science
Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho
Fone: 2969-7066
 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Eleição para o Conselho Tutelar acontece dia 15 de novembro




Eleição para o Conselho Tutelar acontece dia 15 de novembro
População da nossa região terá a partir de agora dois Conselhos Tutelares: o do Ipiranga e o do Sacomã
Acontece no dia 15 de novembro, o Processo Unificado de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares em São Paulo. Segundo as informações da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o processo unificado foi instituído pela Lei Federal nº 12.696/2012, que estabeleceu, entre outras coisas, a ampliação do mandato dos membros dos CTs de três para quatro anos e direitos sociais aos conselheiros como licença maternidade e paternidade, cobertura previdenciária e férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do salário.
Para votar é necessário ser maior de 16 anos, apresentar título de eleitor emitido até o dia 3 de abril de 2015 e documento de identidade com foto. O voto é facultativo e secreto, cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos. Os novos mandatos serão exercidos entre 10 de janeiro de 2016 e 9 de janeiro de 2020.

Quem pode votar?
Pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor emitido até o dia 3 de abril de 2015. O voto é facultativo e secreto e cada eleitor poderá escolher até cinco (5) candidatos.
Documentos necessários
Documento de identificação com foto e Título de Eleitor
Local de votação
Os eleitores deverão votar em sua região de domicílio eleitoral.A votação será realizada em 350 pontos distribuídos pela cidade. Consulte aqui os endereços de votação: PDF | ODS | XLS



Relação dos Candidatos ao CT do Ipiranga
Ipiranga
Alexsandra Abrantes
3010
Ipiranga
Aline Cristina
3011
Ipiranga
Celso
3012
Ipiranga
Cição
3013
Ipiranga
Missionária Cleusa
3014
Ipiranga
Dilma (UNAS)
3015
Ipiranga
Edison Ratinho
3016
Ipiranga
Gileno
3017
Ipiranga
Gilmar Vieira Lima
3018
Ipiranga
Helio Beira Rio
3019
Ipiranga
Jandira (Tia Jan)
3020
Ipiranga
Katu
3021
Ipiranga
Efigênia
3023
Ipiranga
Irene
3024
Ipiranga
Cesar
3025
Ipiranga
Rita
3026
Ipiranga
Rodrigo Dimenor
3027
Ipiranga
Roque Morais
3028
Ipiranga
Baixinha
3029
Ipiranga
Zu Teixeira
3030
Ipiranga
Érica Valeri
3031
Ipiranga
Marta Soares
3032
Ipiranga
Lucinha
3033
Ipiranga
Maciel
3034



Relação dos Candidatos ao CT do Sacomã

Sacomã
Zico
5010
Sacomã
Andréa Sales
5011
Sacomã
Camila Vieira
5012
Sacomã
Daniela Limeira
5013
Sacomã
Macarrão
5014
Sacomã
Ercio MSTI
5015
Sacomã
Gilmar da Hora
5016
Sacomã
Kate Unas
5017
Sacomã
Lyra
5019
Sacomã
Luiz Alves
5020
Sacomã
Márcia
5022
Sacomã
Marco Augusto
5023
Sacomã
Maria Alice Lima Alencar
5024
Sacomã
Monica - MSTI
5026
Sacomã
Natyele
5027
Sacomã
Maria Celia
5028