terça-feira, 17 de novembro de 2015

ÓPERA DAS PEDRA,UNAS HELIÓPOLIS E REGIÃO GANHA AS RUAS DE HELIÓPOLIS





Com os rostos pintados e cheios de glitter, crianças e adolescentes se aglomeravam em frente ao Centro da Criança e do Adolescente (CCA) UNAS Heliópolis, elas seguravam cartazes e placas com frases como "A erupção são as crianças que representam o magma gerando esperança de um futuro melhor", que fazem parte da Ópera das Pedras, apresentação criada pela artista multimídia Denise Milan em 2006. Nesta sexta-feira, centenas de jovens moradores de Heliópolis passearam pelas ruas da favela caracterizados como os personagens da ópera e deram uma nova - e poderosa - interpretação ao texto de Denise.



A encenação da ópera aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Professora Arlete Persoli - Heliópolis e foi uma ampliação do Cortejo das Vidas Preciosas, que toma as ruas do bairro uma vez por ano desde 2010. O evento já era inspirado no espetáculo de Denise, com crianças e adolescentes passando pelas ruas do lugar fantasiados como os personagens da peça, e surgiu cinco anos atrás a partir da iniciativa de Regina Barros, socióloga da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), Carla Govêa, analista técnica educacional do Sesi, e Rosa Iavelberg, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).



O projeto nasceu em Heliópolis e foi expandido para as regiões de Grajaú, Jaguaré, Osasco, Santana e Itaquera nos três primeiros anos, quando teve apoio do Sesc. Em 2013, porém, a população de Heliópolis abraçou o cortejo e seguiu em frente com sua organização, mesmo sem apoio do Sesc. "Isso mostra como o projeto é importante para o pessoal desse bairro, como é valioso para a transformação daquela comunidade", afirma Denise Milan.



Neste ano, o cortejo recebeu orientação de dois grupos de teatro e hip hop de Heliópolis, Grupo Simples de Teatro e Avante - O Coletivo, com composições de Clarice Assad, Badi Assad, Carlinhos Antunes, André Mehmari. A apresentação contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis do Instituto Baccarelli, composta por 70 jovens músicos e orquestrada por Clarice Assad. A ideia, para 2016, é levar o projeto também para o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.





Gil  Felix
Reporter Fotografico e

Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Ipiranga

(11) 9.6051-2660  plantão
(11) 9.9292-1701 -celular
(11)  2808-3613  - sala











"Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário