sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Trecho urbano da Via Anchieta terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 18/08

Operação Dá Licença para o Ônibus – Trecho urbano da Via Anchieta terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 18/08

Coletivos terão prioridade ao longo de 1,5 km da via, em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas

A partir desta segunda-feira (18/08), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Via Anchieta, na Zona Sul da cidade. A nova faixa funcionará em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas, da seguinte forma:

·         No sentido São Bernardo do Campo, a priorização ao transporte coletivo ocorrerá no trecho entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito;
·         No sentido Ipiranga, os ônibus terão exclusividade à direita entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 1,5 km a partir de 18/08a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 352,9 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada

Pela Via Anchieta, no trecho desta implantação, circulam 10 linhas de ônibus intermunicipais, com freqüência média de 61 ônibus/hora intermunicipais, transportando 51 mil passageiros em média por dia útil.
Em relação ao transporte público municipal, passam cinco linhas de ônibus, levando em média 51 mil passageiros/dia útil, numa freqüência de 36 ônibus por hora.
Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 1º/9, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


Recomendações ao público
·         Respeite a sinalização;
·         Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
·         Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário