quarta-feira, 5 de junho de 2013

‘Espetáculo da Terra’ dá novo significado à vida de jovens de Heliópolis

 
Projeto da artista Denise Milan chega ao quarto ano com 
evento espontâneo realizado pela comunidade


Local: Comunidade de Heliópolis, São PauloTrajeto: Início na Rua Comandante Taylor n. 1347, seguindo pela Rua Coronel Silva Castro, Rua Itamarati, Rua 3 de Maio, Rua Nova Heliópolis e Rua Copa Rio, finalizando no Polo Cultural de Heliópolis (Estrada das Lágrimas n. 2385).
Data: 14 de junho de 2013
Horário: Das 8h às 10h e das 14h às 16h



São Paulo, junho de 2013 - No dia 14 de junho, acontece nas ruas de Heliópolis o Cortejo das Vidas Preciosas, quando centenas de crianças e adolescentes da comunidade farão uma intervenção com balões representando a vida preciosa de cada um. A caminhada é inspirada nas ações do projeto de arte pública e performance urbana Espetáculo da Terra, criado pela artista Denise Milan, em parceria com uma equipe de arte-educadoras e com a realização do SESC-SP. Trata-se do quarto ano bem sucedido do projeto, que já abrangeu mais de 3 mil educandos da periferia de São Paulo.
Diferente de anos anteriores, em 2013 o evento está sendo realizado espontaneamente pela comunidade de Heliópolis. “O fato de ser uma manifestação espontânea, em resposta às ações desenvolvidas nos últimos anos, é o sinal da relevância e ressonância da proposta de arte-educação que nós criamos. Ao reagir espontaneamente, Heliópolis mostra que já houve uma reflexão e que está pronta para outros desafios.”, comenta Denise Milan.
O Espetáculo da Terra tem como eixo a interação de alunos (assim como de seus familiares e de líderes de comunidades da periferia da cidade de São Paulo), com as propostas artísticas de Denise Milan. Desperta nos participantes a valorização de suas próprias vidas, e o reconhecimento de seu importante papel como cidadãos do planeta, para viverem e atuarem com responsabilidade na melhoria da qualidade e na preservação da vida em diferentes âmbitos da sociedade. 
"Ser consciente de ser uma vida preciosa é o caminho para estruturar o próprio destino e renascer, de deixar o estado periférico de existir e fazer parte de um todo. O projeto proporciona esse potencial a São Paulo e pode ser aplicado em outras comunidades da periferia visando essa integração do indivíduo com a cidade", explica Denise. A artista acrescenta ainda que o Cortejo representa o desfecho do trabalho feito com os jovens e mostra a transformação ocorrida em suas vidas. 

Serviço
Cortejo das Vidas Preciosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário