quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP está com matrículas abertas no campus Ipiranga

Curso trabalha os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento


A Universidade Aberta à Maturidade é uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas de ambos os sexos, com mais de 40 anos, interessadas em reciclar e atualizar seus conhecimentos.
O curso oferecido pela PUC-SP por intermédio da sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) oferece aulas e palestras sobre matérias e assuntos diversos, além de orientações para uma vida alegre e saudável. Também oferece a oportunidade de participar de atividades sociais e culturais estimulantes: visitas monitoradas a museus, pinacotecas, exposições, e outros espaços culturais. Além disso, os alunos participarão de passeios e excursões a locais de interesse histórico e turístico.

O curso parte dos conceitos básicos contidos nas teorias de autores consagrados - Piaget, Rogers e Paulo Freire -, adotando a chamada "Pedagogia do Prazer". Significa trabalhar com o princípio da espontaneidade e da participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Por isso, não são exigidas provas, exames, ou trabalhos obrigatórios de qualquer tipo. O importante é que os alunos estejam sempre motivados para aquilo que propomos.
Acreditamos na ideia de que, na maturidade, as pessoas carregam nelas mesmas a capacidade de se superarem, de se auto-renovarem e de renovarem sua própria comunidade. Já não são meras reprodutoras de atitudes e valores, como ocorria na sua infância e adolescência. E é essa capacidade que será desenvolvida, para que cada participante possa produzir novos valores e assumir novas atitudes frente à família, aos amigos e ao mundo.

É fundamental aprender a lidar de modo preventivo com a passagem do tempo. Para tanto, trabalhamos adequadamente os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento. Sendo assim, o curso é oferecido a pessoas com qualquer idade acima de 40 anos. Os casos abaixo da idade mínima, porém, serão estudados de modo individual, admitindo-se, excepcionalmente, algum ingresso.
Nossa proposta de educação permanente é aberta. Portanto, nenhum outro pré-requisito, além da idade mínima, será exigido: nem provas, nem diplomas ou certificados de escolaridade anterior.

O curso como um todo está organizado em três grandes temas, que serão desenvolvidos em quatro semestres. A cada semestre, os grandes temas são reapresentados, porém, sempre com conteúdos variados e dentro de uma programação renovada no decorrer do curso.
E se, depois de tudo, os alunos quiserem continuar frequentando a Universidade, poderão fazê-lo pelo tempo que quiserem. É que, para os interessados, existem ainda fases especiais, a cada semestre, com programações totalmente distintas daquelas desenvolvidas anteriormente, dentro da proposta de educação permanente.
Dirigido a Pessoas de ambos os sexos, com mais de 40 anos, que querem reciclar ou atualizar os seus conhecimentos, o curso tem início em 13 de Setembro, com aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas no campus Ipiranga, que fica na Avenida Nazaré, 993, Ipiranga.
Mais informações e inscrições: 0(XX)11 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae einfocogeae@pucsp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário