quarta-feira, 6 de julho de 2011

2º FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMARA REÚNE GRUPOS FORMADOS POR ALUNOS, PROFESSORES DO INSTITUTO BACCARELLI E CONVIDADOS, ENTRE OS DIAS 4 E 29/7


Programação inclui  também masterclasses e palestras
 
O Instituto Baccarelli realiza, entre os dias 4 e 29 de julho, a 2ª edição de seu Festival de Música de Câmara, que reúne formações camerísticas integradas pelos próprios alunos da instituição, além de grupos que contam com a participação dos professores e convidados de renome no cenário erudito. Serão mais de 40 apresentações, intercaladas com palestras e masterclases com os professores, sobre diferentes temas ligados à música.
 
Todas as apresentações tem entrada franca, mediante retirada de ingressos com 1h de antecedência no Instituto Baccarelli (limite de 1 ingresso por pessoa).
 
“Trabalhar com grupos de câmara é essencial na construção musical do aluno. Com a formação que é exigida, sem a presença de um maestro, os integrantes exercem ainda mais a interação e aprendem a se ouvirem e se entenderem. O grupo de câmara também dá um suporte para o exercício do coletivo, de prática orquestral. Esse processo é muito rico artisticamente, mas traz também uma simbologia importante para as relações humanas”, comenta Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli.
 
 Na primeira semana, as atrações incluem oQuinteto de Sopros (5/7, 19h) e o Quarteto de Cordas (7/7, 19h) – formados por alunos – e oQuintal Brasileiro, formado por Luiz Amato e Esdras Rodrigues (violinos), Emerson de Biaggi (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo), todos docentes, na abertura do Festival (4/7, 19h).
 
Masterclasses com o oboísta norueguês Amulf Johansen e com a violinista Renata Kubala, ambas na terça-feira, dia 5/7, às 13h30, além da palestra “Musicalização Infantil – Bebês e Pré-Iniciação”, com Josette S. M. Feres e Luciana Nagumo (7/7, 16h). O Quinteto de Sopros ainda volta a se apresentar no domingo, dia 10, às 11h30, na Sala Jardel Filho do Cenro Cultural são Paulo.
 
A segunda semana terá cinco masterclasses:Música de Câmara”, com a Profa. Lídia Bazarian (11/7,15h30); “Clarinete”, com o Prof. Giuliano Rosas (11/7, 15h30); “Violoncelo”, com a Profa. Teresa Cristina Rodrigues (11/7, 15h30); e“Flauta”, com o Prof. Sakura Kyndinis (12/7, 14h) e Prof. André Porto Cortesi (13/7, 14h).
 
Giuliano Rosas, Teresa Cristina Rodrigues e Lidia Bazarian formam ainda o Grupo Sonâncias, que se apresenta no Salão da Orquestra no dia 12/7, terça-feira, às 19h. Na quarta, 13/7, às 19h, mesmo local, a atração é o Quarteto Em Pauta, formado por Evely Carmo e Ugo Kageyama (violinos), Rafael martinez (viola) e Rafael Cesario (violoncelo).
 
Já na sexta-feira, 15/7, às 17h, uma apresentação especial vai reunir o Duo de Flautas Barrocas  André Porto Cortesi & Débora Sanchéz, o Duo de Flautas Sakura Kyndinis e Débora Sanchez e os alunos que participaram das masterclasses dirigidas por Cortesi e Sanchez, nos dias anteriores.
 
2ª Quinzena – A segunda quinzena do Festival já tem algumas apresentações confirmadas. No dia 18/ 7, às 19h, o trio Débora Sanches(flauta), Peter Paas (viola) e Soledad Yaya(harpa) toca no Salão da Orquestra. A atração que encerra o evento também já está definida: no dia 29/7, sexta-feira, às 19h, apresenta-se novamente o Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli
 
Informações e inscrições
Para mais detalhes da programação do 2º Festival de Música de Câmara do Instituto Baccarelli, o telefone para informações é (11) 3506-4646. Para os interessados em participar das masterclasses, há outro número disponível:(11) 3506-4621.
 
Instituto Baccarelli
Associação civil sem fins lucrativos, que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a oportunidade de profissionalização, com foco em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Localizada na comunidade de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, gerencia os programas: Coral da Gente, de iniciação e aperfeiçoamento em canto coral com técnicas de expressão cênica;Orquestra do Amanhã, de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos eSinfônica Heliópolis, de prática orquestral.
Com os resultados obtidos ao longo dos anos junto ao público beneficiado, o Instituto Baccarelli conquistou o respeito da iniciativa pública e privada. Sendo assim, conta desde 1998 com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e, atualmente, conta com um Mantenedores-Ouro: Eletrobrás, Volkswagen, Instituto Votorantim e Petrobras, além de um Mantenedor-bronze: Comgás.
INSTITUTO BACCARELLI - 2º FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMARA
De 4 a 29 de julho de 2011
Local: Instituto Baccarelli (*)
Endereço: Estrada Das Lágrimas, 2317 – São João Clímaco – São Paulo SP
www.institutobaccarelli.org.br
(*) Exceto concerto do Quinteto de Sopros, dia 10 de julho, no Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário