quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Confira a programação Cultural da Biblioteca Pública Castro Alves para os meses de setembro e outubro de 2010

 

Exposição do Projeto Fanzines Nas Zonas de Sampa
Exposição dos trabalhos do oficineiro, ilustrador e caricaturista Edson Pelicer e dos alunos que fizeram a oficina de março a agosto deste ano. "FanZines nas Zonas de Sampa" é um projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, iniciado em 2006, que consiste na realização de oficinas onde são ensinadas as técnicas utilizadas para se fazer Histórias em Quadrinhos e tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, a escrita e a leitura.  Dentro do projeto “FanZines nas Zonas de Sampa”, as oficinas são oferecidas ao público como um espaço de estimulação à criatividade e de incentivo à leitura e à escrita, através do ensinamento das noções básicas da construção de Histórias em Quadrinhos, que finaliza com a criação e produção de um fanzine por turma. A experiência é trocada entre todos os participantes no encontro promovido ao final das atividades.



A hora e a vez do vestibular
Nas terças e quintas: 05, 07, 14, 19, 21 e 26 de outubro e 04, 09 e 11 de novembro, das 14h00 às 16h00, serão ministradas aulas gratuitas sobre literatura para o vestibular com a professora Fabiana Vascon.  A hora e a vez do vestibular faz parte do ciclo de palestras ministradas por professores da USP, com a proposta de aprofundar o conhecimento sobre os autores e as obras selecionadas para os vestibulares da Fuvest e Unicamp. É uma oportunidade ímpar de aprofundar a compreensão e debater os gêneros e estilos literários dos nove títulos exigidos pelos vestibulares das principais universidades públicas. 

 

Contos Desenhados
Solange Lopes, narra para o público de até 5 anos, a obra Contos Desenhados, de Per Gustavsson, em comemoração ao Dia das Crianças, nos dias 14 e 21 de Outubro, às 10h00.
A formação de um leitor começa quando ouve histórias. Na Europa antiga, os Bardos, que cantavam a história de seus povos em poemas recitados, depois chamados Trovadores e hoje Contadores de Histórias, iam repassando as histórias que recolhiam em suas viagens, recheadas de personagens instigantes, lugares exóticos e castelos, povoando a imaginação dos ouvintes e permitindo que voassem pelo mundo.
Em Contos Desenhados, Per Gustavsson oferece uma oportunidade de contar e desenhar a história concomitantemente, despertando no leitor ouvinte uma curiosidade jamais experimentada. Ao lado de cada história, um desenho de referência é desenvolvido passo a passo.


Histórias para crianças
No dia 28 de outubro, às 14h00 será realizado, dentro do Projeto Conta Comigo, a narração das histórias O lobo e o carneiro no sonho da menina, de Marina Colasanti e Como nasceu a alegria, de Rubem Alves,  com Solange Lopes e Lucélia da Silva; para público até 5 anos.
É um momento mágico que dá a quem ouve e a quem lê o poder de transformar-se, de transportar-se incorporando infinitos personagens.

A Biblioteca Pública Castro Alves fica na rua Abraão Mussa, s/nº, Jardim Patente. Tel.: 2946-4562. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, dás 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 9h00 às 16h00.

 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cata-bagulho Jardim Patente neste sábado

este sábado, dia 25 de setembro, das 08h00 às 11h00, a Subprefeitura Ipiranga realiza nova Operação Cata-bagulho pelas ruas do Jardim Patente e São João Clímaco.


A equipe percorrerá o quadrilátero formado pela Estrada das Lágrimas, entre Largo São João Clímaco e Av. Marginal (córrego); Av Patente e ruas Luigi Alamanni, João Lanhoso e Anny.


Os moradores deverão colocar nas calçadas móveis velhos, restos de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade. Lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não são recolhidos pelas equipes.


Caso a rua onde a pessoa mora não esteja na área contemplada, é necessário procurar um Ecoponto. No local, funciona o posto de entrega voluntária que recebe os mesmos materiais que o Cata-bagulho recolhe, incluído sobras de entulho e restos de poda de árvores.



Na região do Ipiranga existem os Ecopontos Tereza Cristina e Santa Cruz. Cada pessoa pode entregar no local o equivalente ao volume de uma caixa-d’água de mil litros. O serviço é totalmente gratuito e os materiais devem estar ensacados.



O objetivo do Cata-bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte e melhorar a limpeza urbana dos bairros.



Serviço:

Evento: Operação Cata-Bagulho

Locais: Quadrilátero formado pela Estrada das Lágrimas, entre Largo São João Clímaco e Av. Marginal (córrego); Av Patente e ruas Luigi Alamanni, João Lanhoso e Anny.

Data: Sábado, 25 de setembro

Horário: 08h00 às 11h00



Ecoponto Santa Cruz

Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz

Telefone: 5061-8870 - Horário: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00



Ecoponto Tereza Cristina

Rua Tereza Cristina, 8.000 (esquina av. Estado)

Telefone: 2215-9960

Horário: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00