quarta-feira, 30 de junho de 2010

SESI VILA DAS MERCÊS APRESENTA A PEÇA PEQUENAS CAQUINHAS

 Montada para explorar as mais diferentes ideias de fazer humor, a comédia abdica de palavras, mas não de sons, para revelar 50 cenas cômicas sobre temas cotidianos. As sessões serão realizadas  nos dias 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas. A entrada é franca.

São Paulo, 30/06/2010 – Nos 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas, o SESI Vila das Mercês apresentará, gratuitamente, o espetáculo Pequenas Caquinhas, do grupo curitibano Antropofocus™. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
Imagine uma comédia com uma hora de duração com 50 cenas, cada uma delas explorando ideias diferentes de fazer humor. A peça é resultado da pesquisa realizada pelo grupo para extrair humor de todas maneiras possíveis no teatro: seja do ator, do texto, dos elementos técnicos ou de um adereço inesperado, sempre abusando da imaginação da plateia.
De acordo com Andrei Moscheto, diretor da peça, trata-se de uma comédia inteligente, que não faz uso de apelações gratuitas, como palavrões e interação ofensiva com o espectador.
"Embora o nome do espetáculo seja bastante sugestivo, seu significado é menos intrigante do que parece. "Pequenas" é devido ao tamanho curto das cenas apresentadas e as "caquinhas" são referentes ao fato do grupo partir dos mais ínfimos detalhes e criar situações hilárias", explica Moscheto.
A montagem, que estreou em 2004, foi apresentada nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Destacam-se as participações no Festival de Teatro de Curitiba, quando obteve a maior bilheteria daquele ano na mostra paralela Fringe; Festival de Sertãozinho, e no Janeiro Brasileiro de Comédia (São José do Rio Preto).

Histórico
       
Fundado há nove anos por alunos da Faculdade de Artes do Paraná, o grupo tem por proposta pesquisar o gênero teatral da comédia. Para isso observa o ser humano e seu comportamento no cotidiano, assumindo que as ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelas quais são vistas. Esta premissa instigou o grupo a explorar diferentes formas de comicidade.
 Sua base de estudo é inspirada no trabalho de outros grupos de humor, como o inglês Monty Python, que utiliza a liberdade da linguagem nonsense; o Les Luthiers, da Argentina, com seus textos de humor refinado e jogos de palavras; o brasileiro Asdrúbal Trouxe o Trombone, com processo colaborativo de criação; e o também brasileiro Parlapatões, que pesquisa o humor no país.
No ano passado, o grupo ganhou o Edital de Pesquisa de Linguagem Teatral com o projeto Psiu! A Dramaturgia do Silêncio. Sua proposta é pesquisar as possibilidades da comédia sem o uso da voz e encontrar formas teatrais que sirvam, igualmente, para ouvintes e surdos, sem distinção de conteúdo e necessidade de intérprete.
O repertório do grupo conta com outras sete montagens: Amores e Sacanagens Urbanas (2000), Amores e Sacanagens: Edição Especial (2002), Esteriotipacionices (2005), Dimensão Desconhecida (2006), Porcus™ (2007) e Contos Proibidos de Antropofocus™ (2008).


Ficha Técnica:

Criação: Antropofocus™
Direção: Andrei Moscheto
Elenco: Anne Celli; Andrei Moscheto, Danilo Correia, Jairo Bankhardt e Marcelo Rodrigues.
Sonoplastia: Célio Savi
Iluminação: Anry Aider
Produção: Andrei Moscheto
Realização: Antropofocus™


SERVIÇO:
Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada
Espetáculo: Pequenas Caquinhas
Local: SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138 – V. das Mercês.
Datas e horários: dias 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Capacidade: 200 lugares
Gênero: comédia
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Informações: (11) 2946-8172
Fonte; Assessoria de Imprensa SeSi



quarta-feira, 23 de junho de 2010

Este fim de semana tem Cata-Bagulho na Vila Monumento


A Subprefeitura Ipiranga promove neste sábado (26) a Operação Cata-Bagulho na região da Vila Monumento.

As equipes estarão nas ruas das 8 às 11 horas. Serão recolhidos restos de madeira, pneus, móveis e eletrodomésticos velhos ou sem conserto.

Para realizar o descarte de maneira correta, basta o morador que tiver sua rua contemplada pelo serviço colocar o material a ser recolhido diante da residência. Confira alguns trechos por onde passará a operação:

A equipe percorrerá ruas da Vila Monumento, entre elas, Av. Tereza Cristina, Rua dos Sorocabanos, Rua Leais Paulistanos, Rua Cônego Januário, Rua Ouvidor Portugal e Rua Pereira Nóbrega.
Uma alternativa para quem quiser se desfazer de objetos inservíveis, mas não mora nas áreas contempladas ou que não estarão em casa no dia do Cata-Bagulho, são os Ecopontos. No local, funciona o posto de entrega voluntária monitorada que recebem os mesmos materiais que o cata-bagulho recolhe, incluído sobras de entulho e restos de poda de árvores.

Na região do Ipiranga temos os Ecopontos Tereza Cristina e Santa Cruz.
Os Ecopontos recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.  O serviço é totalmente gratuito e os materiais devem estar ensacados.

Ecoponto Santa Cruz
Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz
Telefone: 5061-8870
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

Ecoponto Tereza Cristina
Rua Tereza Cristina, 8000 (esquina Av. Estado)
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone: 2215-9960

 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia da Atitude Ambiental será realizado no Jardim São Savério


Dia da Atitude Ambiental será realizado no Jardim São Savério



Evento pretende sensibilizar a população e orientar sobre práticas sustentáveis aliadas à melhoria da qualidade de vida no bairro


A Subprefeitura Ipiranga participa, no dia 19 de junho, do Dia da Atitude Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) na Praça Jardim São Savério, no Ipiranga. Rua Memorial de Aires, 480, das 9h às 15h.



A iniciativa da Superintendência de Habitação Popular (Habi) da Sehab, por meio da regional Sudeste, que contou com a parceria de vários órgãos municipais, representantes de ONGs, Associação de Moradores e da Iniciativa Privada, visa unir a comunidade em torno da questão da sustentabilidade, e promover melhoria da qualidade de vida para todos.



Entre as atividades oferecidas no dia estão: oficinas para confeccionar vasos anti-dengue, exposições de trabalhos feitos a partir de materiais recicláveis, mutirão de limpeza e coleta de lixo eletrônico (como pilhas e baterias). Além disso, haverá tendas temáticas, palestras, exibição de vídeos e monitores que vão explicar e distribuir cartilhas informativas, além de grafitagem e performance interativa do personagem Caipira (já conhecido da população local). Todas as atividades têm como enfoque o estímulo para a prática de hábitos saudáveis em defesa do meio ambiente.



Um caminhão multimídia da Eletropaulo e postos volantes do Banco do Povo e do MEI (Micro Empreendedorismo Individual) também estarão à disposição da população. Serão comercializados pela Associação de Moradores lanches a preços simbólicos, cuja renda será revertida para a CEI Jardim Celeste – creche da comunidade local.



Dia da Atitude Ambiental

19 de junho de 2010, das 9h às 15h


Praça Jardim São Silvério – R. Memorial Aires, 480, Ipiranga