terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Subprefeitura flagra descarte irregular de entulho

Ação conjunta da Subprefeitura Ipiranga com Policia Militar flagra despejo irregular de entulho na região do Heliópolis. A fiscalização faz parte das ações da Prefeitura para combater este crime ambiental.




A Subprefeitura Ipiranga, com o apoio da Policia Militar, flagrou na manhã desta terça-feira (22), uma Perua Kombi que realizava o descarte irregular de entulho na rua Rezende Costa, na região do Heliópolis.

Os funcionários da prefeitura multaram o motorista e apreenderam o veículo que iria descartar aproximadamente 1 tonelada de entulho de construção civil. Após a apreensão, o condutor junto com o veículo foram conduzidos ao 17º DP para averiguação e possível apreensão da Kombi.

As montanhas de entulho na via comprovam que o lugar é utilizado com freqüência para descarte irregular de materiais. A ação de fiscalização que flagrou o perueiro, coibiu também um novo descarte. No local, havia um caminhão carregado com entulho que percebeu a movimentação policial e não descarregou o lixo, porém, mesmo escapando do flagrante de crime contra o meio ambiente foi encaminhado à delegacia por documentação irregular do veículo.

A ação continuou na rua Comandante Delamare onde um carrinheiro foi flagrado realizando o descarte de lixo e entulho. O ato era praticado em terreno baldio O flagrante de irregularidade implicou na aplicação de multa.

“Para nós, Subprefeitura e PM, o combate constante deste crime ambiental é uma ação conjunta de grande importância para a melhoria das condições de limpeza e drenagem de nossa cidade” afirma o subprefeito Renato Ribeiro Nunes.

O descarte de lixo e entulho nas ruas e córregos da cidade é uma das causas que agravam as enchentes. Vale ressaltar que a Prefeitura de São Paulo oferece alternativas para o descarte de lixo e entulho. O ecoponto é o posto de entrega voluntário monitorado que recebem os mesmos materiais que o cata-bagulho recolhe, incluído sobras de entulho e restos de poda de árvores.

Na região do Ipiranga temos os Ecopontos Tereza Cristina e Santa Cruz, que passaram por uma ação intensiva de limpeza, para incentivar o uso por parte da população. Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito e que os materiais devem estar ensacados. Cada pessoa pode entregar no local o equivalente ao volume de uma caixa-d’água de mil litros.

Além disso, equipes da Subprefeitura realizam regularmente a limpeza em diversos pontos da região. Outras ações estão sendo tomadas no mesmo sentido como a confecção de placas para orientação, ações de educação ambiental e intensificação da fiscalização feita pelos agentes vistores que programam operações para combater o descarte irregular de entulho na Cidade.

A participação da população nestas ações é importante, por meio de denúncias feitas pelo telefone 156 ou pelo Disque Limpeza 08007270211. Também contamos com o telefone de disque-denúncia 2219-2219 para os casos de flagrantes.

“É importante que toda a população nos auxilie nessa vigilância constante, utilizando os canais de denúncia para podermos identificar e punir os infratores” finaliza o subprefeito.



Serviço:


Ecoponto Santa Cruz

Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz

Telefone: 5061-8870

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

Sábado, 8h às 12h



Ecoponto Tereza Cristina

Rua Tereza Cristina, 8000 (esquina Av. Estado)

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone: 2215-9960